Muitos gestores não encontram a resposta para uma pergunta fundamental: como aumentar a produtividade da minha equipe de TI? Eles não sabem o que é preciso fazer para que os funcionários consigam produzir mais e entregar bons resultados.

Com esse impasse, a área não avança, os colaboradores ficam desmotivados e o gestor continua sem fazer nada. Esse quadro é péssimo para os números de qualquer empresa que queira alcançar o sucesso.

Você pode tomar algumas atitudes principais e espantar o fantasma da improdutividade. Para isso, veja agora 5 segredos para aumentar a produtividade de sua equipe de TI!

1. Defina metas

Definir metas é um dos primeiros passos rumo ao aumento da produtividade. Se os funcionários não souberem para onde o trabalho deve conduzir, eles não verão motivos suficientes para produzir mais e melhor. É necessário dar um norte para as pessoas guiarem suas tarefas, e é esse o papel das metas.

Não se esqueça de estabelecer metas possíveis de alcançar. Caso contrário, haverá mais trabalho, mais frustração e menos resultados, o que atrapalha qualquer equipe que queira ser produtiva.

2. Melhore processos

Otimizar processos é outra maneira de estimular a produtividade da equipe de TI. Lidar com burocracias, sistemas complicados e outros obstáculos torna muito mais difícil produzir mais e melhor. Essas barreiras apenas consomem o tempo das pessoas.

Logo, deixe tudo mais rápido, prático e eficiente. Assim, todos poderão focar no que realmente importa, com mais tempo, menos estresse e, por consequência, mais produtividade.

3. Aja como um treinador da sua equipe de TI

Em vez de bancar o chefe autoritário que distribui ordens e não se importa com a equipe, seja como um treinador: tire dúvidas, acompanhe o trabalho de perto e, principalmente, estimule o time a alcançar as metas estabelecidas, sem deixar o ânimo cair.

Se você não acreditar na capacidade das pessoas, não tiver autoconfiança nem demonstrar interesse pelas atividades, não espere que a equipe de TI seja mais produtiva.

4. Dê feedbacks

Não basta fazer uma avaliação a cada ano ou manter conversas individuais de seis em seis meses: você precisar dar feedbacks constantemente, para que os funcionários saibam se estão no caminho certo ou quais ajustes devem ser feitos para alcançar o esperado.

Feedbacks positivos são estimulantes e mostram que você reconhece um bom trabalho. Eles podem ser feitos, inclusive, diante dos outros. Agora, críticas não podem expor ninguém e devem acontecer da forma mais educada e reservada possível. Mesmo assim, elas são positivas, pois mostram o que deve ser melhorado, ajudando no desenvolvimento pessoal e na realização das tarefas.

5. Busque se desenvolver

Aumentar a produtividade não envolve apenas a equipe: quem está em uma posição de gestão precisa se atualizar profissionalmente. Com conhecimento e experiência, as chances de melhorar a performance crescem consideravelmente.

É por isso que a certificação em TI faz diferença para o time. Quanto mais experiente ele for, maior será a capacidade de entregar bons resultados. Por isso, invista no seu desenvolvimento e no de sua equipe de TI e veja a produtividade aumentar cada vez mais!

Outra questão importante é o custo com Tecnologia da Informação. Para melhorar a sua atuação nessa área, veja agora 7 dicas para reduzir custos de TI no varejo!