Com a rápida evolução da tecnologia, cada vez mais necessária para o crescimento das empresas, o investimento na contratação de consultoria de TI tende a se tornar uma prática comum.

Por meio de um serviço de consultoria é possível trazer para a empresa uma visão renovada e com a expertise suficiente para abrir novos caminhos, estabelecendo soluções em curto prazo e, ao mesmo tempo, preparando o ambiente e a equipe interna para prosseguir com autonomia.

Para que você entenda melhor os benefícios que a consultoria de TI pode oferecer aos negócios, elencaremos a seguir algumas razões para sua empresa contratar esse tipo de serviço!

Redução de custos

Certamente, reduzir custos é algo pelo qual todos os gestores — independente da área ou segmento — estão acostumados a serem cobrados. Não por acaso, o setor de TI é um grande alvo dessas cobranças justamente pelos altos custos que podem envolver a contratação de profissionais competentes e/ou a implementação de novas tecnologias.

Esse detalhe eleva a responsabilidade do gestor, que passa a ter um limite ainda menor para errar nas suas decisões. Porém, muitas questões podem ser resolvidas pela consultoria de TI, já que a empresa pode pagar pelas horas necessárias para concluir o serviço.

Sendo assim, o que mais compensa para os negócios: comprometer-se a pagar um salário alto por um profissional qualificado, além de cobrir todos os impostos e tributos que envolvem uma contratação em regime CLT? Ou contar com um especialista à sua disposição, a todo momento — seja presencial ou remotamente — e pagando somente quando este for acionado?

Aumento no foco e produtividade da equipe interna

Tendo um consultor altamente capacitado designado para suas funções, a equipe interna fica desafogada e com condições para focar somente no que há de mais relevante.

Por exemplo: mesmo que haja um colaborador com plena capacidade de suprir os problemas, ele seria deslocado de sua função principal. Imagine como isso afetaria a equipe, já que seria necessário trabalhar em um ritmo ainda maior, ganhando uma maior carga de estresse. Todos esses entraves seriam resolvidos facilmente pela consultoria de TI.

Expertise e qualificação da consultoria de TI

A alta capacitação dos profissionais é a vantagem que melhor credencia a consultoria de TI como uma solução eficaz, além da própria viabilidade financeira que mencionamos anteriormente. Isso porque a sua empresa contará com o que há de melhor e somente pelo tempo que precisa!

Diferentemente de quando uma contratação é feita para a equipe interna, que envolve uma certa demanda de tempo (e dinheiro) para analisar os candidatos, realizar entrevistas e até mesmo encontrar alguém com a experiência e o nível de conhecimento técnico necessários para ocupar o cargo, as empresas de consultoria já têm em seus quadros o profissional que você procura.

Manutenção e atualização da tecnologia implementada

Se uma contratação foi realizada para implementar novas tecnologias e/ou promover uma renovação do departamento de TI da empresa, é certo que, para a iniciativa surtir efeito, a nova tecnologia deverá ser atualizada constantemente e contar com a devida manutenção.

Vamos supor que o sistema fique inoperante ou um processo falhe em um determinado momento. O prejuízo sempre dependerá do caso em questão. Porém, é certo que haverá algum prejuízo sempre, seja financeiro ou relacionado à confiabilidade do cliente.

Para evitar que esses danos se tornem uma realidade — e uma tremenda dor de cabeça —, contratar uma consultoria de TI é um ótimo meio de prevenção. É uma garantia de que o sistema estará sempre disponível, operante, seguro e atualizado.

A sua empresa já está decidida a contar com todos esses benefícios? Então dê o primeiro passo entrando em contato com a Komputer!