A tecnologia já faz parte das rotinas de vários setores. No varejo, uma das áreas mais concorridas da nossa economia, possuir processos de vendas inovadores e capazes de atingir um grande público pode ser o fator necessário para que empresas consigam manter-se lucrativas e com grande presença em seu setor de atuação. Mas, para que o investimento em soluções de TI tenha um grande retorno, analistas devem estar preparados para identificar pontos que necessitam de melhorias e as principais tendências do mercado. Assim, o direcionamento de estratégias de mercado será mais eficaz.

Se você quer conhecer as principais tendências de TI para o varejo, continue acompanhando nosso post!

1. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (ou apenas IoT / Internet of Things) é o termo utilizado para definir um conjunto de gadgets e sensores que se conectam via redes sem fio para troca, coleta e processamento de dados. Como consequência, várias rotinas tornam-se mais simples e ágeis. No ambiente corporativo, os dispositivos da Internet das Coisas estão auxiliando analistas a criarem produtos e serviços mais inovadores e lucrativos.

Por meio da coleta dos dados capturados com IoT devices, será possível compreender com mais precisão os movimentos do mercado e como cada investimento afeta os lucros do negócio. A análise de mercado será feita com registros de novas fontes, que traduzem com mais precisão as necessidades de um consumidor. Assim, o direcionamento de recursos para marketing será mais eficaz e com maior impacto.

2. Aprendizado de máquina e big data aplicados aos processos de vendas

A IoT está levando o número de dados disponíveis para empresas a novos patamares. Junto com redes sociais e outras fontes de conteúdo, informações sobre gostos de consumidores e mesmo a recepção de recursos são fáceis de serem encontradas. Para que fosse possível obter insights mais diretos e precisos a partir de todos esses registros, soluções de big data e aprendizado de máquina foram criadas.

Essas tecnologias trabalham juntas para que empresas consigam prever mais facilmente tendências de mercado. Padrões de consumo serão gerados com precisão a partir de grandes pilhas de registros brutos. Assim, as abordagens de mercado passam a ter um impacto maior nas receitas do negócio, uma vez que elas terão um alinhamento maior com as necessidades de consumidores.

3. Implementação de soluções de segurança digital

Manter sistemas seguros deve ser uma preocupação de qualquer empresa. Em um cenário em que as ameaças à segurança de usuários tornam-se mais complexas a cada dia, manter-se protegido tornou-se fundamental. Boas políticas de segurança evitam que a companhia seja vítima de um ataque que capture, altere e exponha várias informações sigilosas e de alto valor.

Nesse sentido, o empreendimento pode adotar soluções de monitoramento de TI e identificação ativa de malwares. Juntas, tais ferramentas vão avaliar em tempo real pontos da infraestrutura de TI que podem estar abertos a ataques e verificar se algum sistema está comprometido. Dessa forma, o impacto de falhas de segurança será reduzido continuamente.

4. Mídias sociais como canais de venda

Hoje, a construção da imagem de uma marca (e do relacionamento com o seu público alvo) online vai além de um site e uma conta de e-mail. A presença nas mídias sociais, como Facebook e Twitter, tornou-se obrigatória para vários negócios. Nesse cenário, tais serviços podem ser utilizados como plataformas de vendas por meio de estratégias de alto retorno.

Os perfis do empreendimento podem ser utilizados para comunicados, suporte a clientes e, naturalmente, anúncios de promoções. Isso aumentará a taxa de conversão da página de vendas do negócio, criando novas fontes de receitas e aumentando os lucros em médio e longo prazo. Tudo isso com um investimento baixo, especialmente quando consideramos os custos de propagandas em mídias tradicionais.

Ainda que o investimento em tecnologia tenha sido uma das principais tendências de TI corporativa dos últimos anos, o mercado brasileiro ainda tem dificuldades para encontrar profissionais da área qualificados. Saiba mais sobre o tema em nosso blog!