O investimento na Tecnologia da Informação da empresa é um dos principais diferenciais na atualidade. Um parque moderno, com softwares licenciados e outros processos certamente se destacam e constroem uma imensa vantagem competitiva.

No entanto, um item que, se não observado, pode comprometer toda a infraestrutura de TI é o banco de dados.

Os problemas evitados pelo monitoramento eficiente do banco de dados

Um monitoramento eficiente do banco de dados proporciona uma grande economia de tempo e recursos. Enquanto se investiga problemas no hardware, na rede, firewall ou sistemas, o problema talvez esteja diretamente ligado a um item que pode ter passado despercebido: o servidor de banco de dados.

Pensando nisso, elencamos, a seguir, três problemas que podem ocorrer na plataforma de banco de dados e sobre os quais é preciso estabelecer processos de monitoramento eficientes.

1. Problemas de desempenho do banco de dados

Problemas de desempenho podem estar relacionados à performance do banco de dados, entre os quais os principais exemplos são:

  • Planos de consultas ineficientes;
  • Código com necessidade de ajustes;
  • Criação de índices para otimização de ‘queries’.

Um plano de consulta capaz de retornar o resultado de um relatório em segundos pode, em uma atualização da aplicação, passar a demorar muitos minutos. Isso acontece por mudança no código, criação de índices que alteraram o plano de consulta do SGDB — Sistema Gerenciador de Banco de Dados —, além de outros fatores e pode, inclusive, comprometer os custos do setor de TI.

O monitoramento das consultas mais custosas e que consomem mais recursos de CPU pode indicar quando sugerir à equipe de desenvolvimento alterações nos ‘selects’, com criação ou remoção de índices.

2. Alertas de erro nos logs do banco de dados

Uma ferramenta de monitoramento emite alertas de erros gerados no log do servidor de banco de dados. Todo sistema de banco de dados possui o seu log, no qual são registradas as principais ocorrências no banco e os erros que nele ocorrem. Esses erros devem ser analisados e categorizados por um especialista.

Tais erros apontam a necessidade de ajustes nos parâmetros de configuração. São alguns indicadores da necessidade de intervenção na aplicação:

  • Quantidade de arquivos abertos simultaneamente;
  • Sessões em bloqueio indefinido, conhecidas como deadlocks.

O monitoramento do log de alertas é um auxílio fundamental para o correto ‘tunning‘ do servidor.

3. Falhas de disponibilidade e capacidade do banco de dados

Essa área diz respeito à condição do banco de dados estar disponível e apto para atender às demandas das aplicações que o utilizam. O correto dimensionamento e elaboração de um plano de capacidade garantem que o banco de dados cresça de acordo com as previsões feitas, evitando que o sistema fique indisponível por falta de espaço em disco.

A configuração de parâmetros — como a quantidade de sessões e as permissões de acesso —, bem como a quantidade de recursos de hardware (memória, CPU etc.) são fundamentais para que o servidor de banco de dados funcione sem erros.

A disponibilidade também precisa ser pensada, com recursos para um monitoramento eficiente como: 

  • Redundância;
  • Clusterização;
  • Rotinas bem desenhadas de backup e restore etc.

Afinal, não adianta ter um sistema altamente bem configurado e funcionando de forma perfeita, se não houver igual capacidade de garantir recuperação em caso de desastres.

A importância do monitoramento do banco de dados para a proteção da informação

O monitoramento do banco de dados de uma organização é um dos itens mais importantes da infraestrutura e dos projetos de TI, visto que é exatamente nele que está guardada a parte mais importante de uma empresa: a informação.

A garantia da continuidade do negócio está diretamente ligada à capacidade de recuperação do ambiente de TI e, principalmente, dos seus dados. Neles, estão registradas a história da empresa, sua carteira de clientes, informações financeiras e outros dados de fundamental importância. Resguardar os dados de uma empresa deve ser sempre uma das principais metas da governança de TI.

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