A produtividade dos profissionais de TI de uma empresa é um fator utilizado por vários gestores para identificar a qualidade do serviço prestado por profissionais de suporte e os técnicos da área. Diante disso, gestores de TI criam técnicas para otimizar o fluxo de trabalho, diminuindo gargalos e flexibilizando rotinas. Nesse sentido, várias estratégias podem ser utilizadas.

Quer conhecer algumas? Então veja o nosso post de hoje como aumentar a produtividade do setor de TI!

Conheça os benefícios que o outsourcing pode trazer

O outsourcing de TI é uma estratégia de negócios inovadora, que ganhou espaço nos últimos anos em várias empresas. Ela permite que gestores de TI designem atividades para profissionais terceirizados, viabilizando que técnicos a analistas internos foquem em processos e projetos críticos. Assim, o setor consegue aumentar o seu nível de produtividade e ter uma distribuição de recursos mais eficaz.

A terceirização de processos também traz outras vantagens para o empreendimento. Rotinas operacionais passam a operar com um custo mais preciso. Além disso, a gestão de pessoal torna-se mais flexível, com a possibilidade do número de técnicos que atendem ao negócio podendo variar conforme as necessidades do empreendimento.

Estimule o desenvolvimento de projetos que contem com equipes multidisciplinares

A integração de setores torna fluxos de trabalho mais ágeis e diminui o número de problemas em várias áreas. Por meio de metodologias como o DevOps, profissionais de várias áreas podem atuar em conjunto para solucionar problemas e tornar a sua rotina mais funcional. Em longo prazo, o estímulo a criação de projetos e rotinas em que colaboradores de várias áreas atuem juntos diminui o número de erros e aumenta o nível de inovação do negócio.

Redesenhe seus processos para alcançar objetividade

A maneira como os processos de um setor são desenhados possui um impacto direto nos níveis de produtividade da empresa. Nesse sentido, o gestor de TI pode buscar um fluxo de trabalho mais ágil, com menores gargalos e que consiga atingir com mais agilidade os objetivos de cada atividade. Assim, a empresa terá um nível de desperdício menor e maior capacidade de atender às demandas do seu mercado de atuação.

Essa estratégia também pode ser adotada em processos de suporte de TI. Criando uma base de conhecimento e um planejamento mais abrangente das atividades de troubleshooting, o setor de suporte poderá atuar com mais agilidade na busca pela origem de problemas. Consequentemente, o impacto causado por falhas operacionais será reduzido drasticamente e os técnicos conseguirão atender a um número maior de chamados.

Forneça ferramentas e infraestrutura que promovam a colaboração e a eficiência

As ferramentas utilizadas no dia a dia de um profissional de TI possuem um impacto direto no seu nível de produtividade. Cabe ao gestor de TI buscar soluções de alto impacto no fluxo de trabalho do negócio, que criem rotinas mais ágeis e aumentem o nível de inovação do empreendimento.

Nesse sentido, as soluções de software e hardware implementadas devem ser definidas de acordo com as necessidades de cada setor. Um profissional de desenvolvimento de software, por exemplo, pode se beneficiar de ambientes de cloud computing que aumentam a sua integração com equipes. Já os técnicos de suporte ganham agilidade por meio de sistemas de conexão remota e análise de hardware.

E então, gostou das nossas dicas de como aumentar a produtividade do setor de TI? Quer saber como o monitoramento de serviços afeta o seu negócio? Então veja o nosso post sobre o tema!