A oferta de produtos e serviços de tecnologia vem sendo ampliada quase que diariamente. Assim, manter o parque atualizado e ao mesmo tempo extrair o melhor dos recursos oferecidos é o desafio que se apresenta à maioria das empresas. Em função disso, é cada vez mais comum que as organizações, independentemente de seu porte, recorram a serviços de consultoria de TI para alcançar essa meta.

Estar ciente dos benefícios advindos com a contratação de uma consultoria em tecnologia já é um bom começo. No entanto, não basta apenas permanecer convencido dessa necessidade para que o processo corra a contento e atinja os objetivos previstos.

Neste post, vamos apresentar os cuidados que são necessários na hora de escolher a consultoria mais adequada, de forma a reduzir os riscos e maximizar os resultados. Acompanhe!

Pesquise e busque referências

Jamais contrate uma consultoria de TI ou serviços de outsourcing sem pesquisar exaustivamente a respeito. Você pode começar acionando sua rede de contatos, em busca de indicações e referências. Nesse ponto, já será possível eliminar algumas empresas, com base em informações negativas que porventura obtiver.

Outra dica é pesquisar na internet comentários sobre trabalhos anteriores dessas empresas. A ideia é que, ao final desse processo, você tenha uma lista dos melhores candidatos e possa, então, partir para uma análise mais detalhada. Tenha em mente que, além do investimento de tempo e dinheiro, a saúde tecnológica de sua empresa também está em jogo com essa contratação.

Questione sobre técnicas e ferramentas

Com a lista obtida na etapa anterior, o natural é que você inicie o contato mais próximo com cada empresa. Nessa fase, tome o cuidado de perguntar aos responsáveis qual a abordagem técnica que pretende usar para resolver os problemas apresentados, de forma prática e objetiva, verificando também se a consultoria tem preocupação com a atualização de seus profissionais.

Com base nas respostas, você terá uma visão bastante clara da segurança e do conhecimento da companhia, assim como da viabilidade — técnica e financeira — de utilizar as ferramentas propostas por ela.

Elabore um contrato detalhado

Assim como em qualquer relacionamento comercial, ao contratar uma consultoria é fundamental deixar muito claros os direitos e obrigações de cada uma das partes envolvidas. Nesse sentido, descreva de maneira objetiva as questões relacionadas aos custos, quais são os objetivos do trabalho e em que prazo eles devem ser atingidos bem como as responsabilidades pela condução do projeto.

Por fim, não esqueça de estabelecer multas e sanções para o descumprimento das cláusulas e discutir detalhadamente cada ponto do contrato, de modo a eliminar qualquer dúvida a respeito do seu conteúdo.

Zele pela segurança das informações

Para realizar seu trabalho, a consultoria de TI vai receber autorização para acessar dados confidenciais da sua empresa, incluindo senhas, informações na nuvem e relatórios operacionais. Além disso, terá acesso físico às suas instalações.

A dica, nesse caso, é propor um acordo de confidencialidade, onde deve ser definido que todas as informações manipuladas pela consultoria em função do trabalho são de propriedade da empresa e devem ser mantidas em sigilo. Esse acordo pode ser incluído como parte do contrato descrito no item anterior.

Designe também um gerente do projeto, que terá a função de supervisionar, medir e acompanhar o trabalho. Isso demonstra de forma inequívoca sua preocupação com a segurança, eficácia e a intenção de estar ciente de todo o processo.

Desconfie de valores fora da realidade

Um trabalho sério de consultoria pressupõe investimento e traz consigo um custo que será incluído na proposta apresentada. Assim, orçamentos muito abaixo do valor médio de mercado podem ser um indicativo de que a empresa não deve ter compreendido a dimensão do seu projeto.

As dicas apresentadas nesse artigo sobre consultoria de TI dizem respeito a cuidados básicos que visam garantir o sucesso de seu projeto. Para saber mais sobre o assunto e receber atenção personalizada, entre em contato conosco. Teremos satisfação em ajudá-lo nesse processo.