O aumento de produtividade é uma meta em 100% das empresas, pois é preciso se destacar em meio à concorrência no mercado. Entre as diversas ferramentas para alcançar esse objetivo, o monitoramento de TI em tempo real surge como um alicerce, para que a alta disponibilidade e a performance da infraestrutura e dos serviços de TI tragam vantagem competitiva para a organização.

Como a TI atualmente é uma área estratégica, é visível o interesse dos gestores das empresas sobre o desempenho do departamento, buscando sempre a excelência. Para que isso ocorra, são necessárias formas de manter o controle das atividades, com processos bem definidos e indicadores de performance.

No post de hoje, trouxemos informações importantes de como você pode utilizar o monitoramento de TI em tempo real para, além de outras possibilidades, encontrar pontos de melhoria. Acompanhe!

Onde atua o monitoramento de TI em tempo real?

Monitorar o desempenho dos sistemas e o tráfego das informações se tornou essencial, devido às mudança do cenário físico para o virtual nas empresas. Com a mobilidade dos dispositivos, é preciso garantir a disponibilidade de acesso aos dados em qualquer lugar e a todo instante.

Eficiência operacional e infraestrutura sem dificuldades de performance são pontos-chave para o funcionamento desse sistema com a qualidade esperada. Os relatórios e indicadores que ficam acessíveis usando as ferramentas corretas são de extrema importância para obter esse cenário.

Em momentos críticos, em especial, o monitoramento de TI faz muita diferença no resultado. Implantações de novos sistemas, de Data Centers ou migrações para serviços de Cloud Computing são momentos onde poder saber em tempo real tudo que está acontecendo garante um aumento de produtividade na execução das tarefas e a chance de intervenções imediatas, caso necessário. 

Como conquistar o aumento de produtividade a partir do monitoramento de TI?

Algumas características de realizar o monitoramento de TI aumentam a produtividade tanto em curto como em longo prazo. Vamos ver as principais:

Maior visibilidade do setor

Enxergando tudo que acontece na área, a atuação em pontos de falhas, sejam técnicas ou processuais, ocorre de forma contínua, pois será possível monitorar as perdas e mensurar os ganhos após a realização das correções.

Encontrar possíveis melhorias, nesse sentido, começa a ser algo rotineiro. Com o ambiente sendo visualizado por diversas perspectivas, sempre alguém terá uma nova ideia que trará benefícios na execução e performance.

Ganho de tempo

O ganho de tempo vem das intervenções aceleradas, implantações com melhor planejamento e agilidade na tomada de decisão. Os processos, quando monitorados, acontecem com menor probabilidade de erros, limitando o aparecimento de problemas de última hora.

Os indicadores são aliados da autonomia e estabilidade da TI, fazendo com que decisões técnicas sejam tomadas com mais coerência e embasamento em informações a todo instante.

Aumento da segurança

A gestão do desempenho, com automatização de processos e monitoramento constante ajudam no controle e na segurança das informações. Mitigar falhas de origem humana, colocando o máximo possível de tarefas para serem executadas pelos computadores, desde que os sistemas de monitoramento sejam eficientes, é um grande benefício sentido por todos, dando mais liberdade para o foco no negócio vital da empresa.

A gestão de TI se encontra em evolução contínua. Então, para aumentar a produtividade de todos os setores dependentes de informações, manter o controle dos serviços e da infraestrutura é obrigatório. O monitoramento de TI em tempo real ajuda nessa missão trabalhosa, garantindo mais agilidade em intervenções, visão completa do desempenho e alta disponibilidade de todos os sistemas.

Quer aumentar a produtividade da sua empresa fazendo um monitoramento de TI eficiente? Então entre em contato conosco, que teremos todas as informações para atender em específico as necessidades do seu negócio.