Se destacar pela atenção aos detalhes, pensamento rápido, domínio técnico da área e resolver problemas de forma eficiente pode te ajudar a ser promovido a um cargo de liderança em TI. Mas fique atento! Nem sempre as características que te ajudaram a chegar até aí serão o suficiente para te sustentar como um bom líder.

Saber liderar vai muito além de ser bom no que faz, é preciso ter habilidades interpessoais e estratégicas para conquistar o respeito e admiração dos seus funcionários. Para ter sucesso nessa caminhada, confira as dicas que preparamos para você.

1. Entenda que liderar é diferente de comandar

Comandar é mandar, monitorar e cobrar. Liderar é trabalhar junto, incentivar e motivar a equipe a atingir os objetivos de forma amistosa, mas firme, afinal você é o líder e devem enxergar isso em você.

Para conseguir isso, aprenda a ouvir sua equipe, troque ideias com os integrantes da equipe, comunique claramente os objetivos e tarefas, aprenda a utilizar o melhor de cada um e tenha sempre planejamento e estratégias para cada projeto a ser desenvolvido.

2. Dê exemplo

Um cargo de liderança faz com que suas atitudes estejam sempre sendo observadas pelos colaboradores e superiores. Para manter a confiança e o respeito da sua equipe, dê bons exemplos e aja com responsabilidade: seja pontual, cumpra os compromissos e prazos.

3. Saiba se relacionar

É importante que você, como representante da equipe de TI, mantenha bom relacionamento com a sua equipe e também com as demais áreas da empresa, afinal, vocês são interdependentes e têm o mesmo objetivo, que é trazer bons resultados para a empresa.

Para ser bem-sucedido nesse cargo, é preciso saber ouvir, motivar e gerir conflitos. Não se engane: só se consegue isso aprendendo a se relacionar com diversos tipos de pessoas.

4. Dê feedback

Apresente a sua avaliação para a equipe, como você vê o andamento das metas e vocês se estão indo na direção correta. Essas reuniões costumam rendem ótimas ideias para melhorar o desenvolvimento do trabalho.

Além disso, recompense seus colaboradores pelo trabalho bem feito, é importante que eles se sintam reconhecidos para se manterem motivados.

5. Demostre competência

Um bom líder deve ser um bom profissional da área que gerencia. Invista em qualificação profissional por meio de cursos e workshops e se mantenha atualizado. É importante estar apto a resolver um problema e executar o trabalho em caso de necessidade.

Não adianta conquistar as pessoas por habilidades interpessoais de um bom líder e não inspirar confiança na hora de realizar um trabalho. Portanto, estude sempre e não deixe que sua competência seja colocada em dúvida.

6. Implante um Programa de job rotation

O programa de job rotation já é adotado em algumas empresas e consiste basicamente em dar a oportunidade do colaborador conhecer os processos e atividades das outras áreas da empresa. Isso faz com que o profissional entenda como seu trabalho impacta os outros departamentos.

Em relação aos profissionais de TI, essa experiência pode ser altamente benéfica, pois, além de motivar o trabalho e o desenvolvimento de novas ferramentas, faz com que os profissionais identifiquem as necessidades de cada setor e proponham soluções.

Como vimos, para ser bem-sucedido na liderança em TI, o profissional deve ter habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas. Não basta focar em um aspecto apenas, faça uma autoanálise e invista em pontos que precisam ser aprimorados. Quer continuar crescendo na sua carreira? Leia nosso post sobre a importância de um certificado em tempos de crise.