Deseja ser um CIO?

Todos nós buscamos aprimoramento profissional, trabalhamos para que possamos chegar ao topo, na gestão de TI, o sinônimo de muita pressão, muitas horas de trabalho e enorme responsabilidade se chama  CIO.

O CIO precisa dominar tudo  e a cada dia estar assegurando novas habilidades, quer seja Cloud Computing, Big Data ou Terceirização de Ti, não pode haver pausa para o aperfeiçoamento,  o envolvimento é cada maior nas decisões tecnológicas, embora o orçamento na maioria das vezes não esteja  nas mãos deste profissional  ou departamento.

Neste tempo em que ter mais habilidades é mais importante que tudo, a gente se pergunta: “o que preciso ter de diferencial para ser um CIO de Sucesso?”

Li uma matéria bem interessante onde havia dados de avaliação de Ones To Watch, onde elencavam as habilidades primordiais para poder ter a chance de ter um “Chefe” em seu título

Vamos ver o quanto estamos perto de alcançar?

1 – Participe de tudo

A empresa para qual trabalha tem em todos os cantos de negócios necessidade de algum suporte ou serviço de TI, este é o valor  da tecnologia, aumentar e melhorar o desempenho,  tempo de inatividade pode levar à empresa a loucura, imagine um dia sem enviar ou receber e-mails, se algo der errado ninguém trabalha, empresas com limitações de TI ficam sem oxigênio.

2 – Aprendendo e Crescendo

Se quer dar passos largos na carreira esteja sempre aprendendo, isso é mais verdadeiro para o pessoal da Gerência Sênior, a liderança, lá do topo, deseja que o CIO esteja  antenado as ultimas tendências, esteja sempre se aperfeiçoando em um programa de treinamento ou curso, se não sabe o que acontece ao seu redor não sustentará o posto por muito tempo, esta é a área mais volátil, por isso veja além dos horizontes, conheça as tecnologias emergentes, esteja também informado sobre negócios da empresa.

3 – Bussiness Networking

Precisa ser mestre na lapidação de rede de relacionamentos, desenvolva a habilidade de trabalhar em conjunto com a Gerência Executiva, você na  verdade fará parte de muitas equipes e precisa trabalhar bem com todas elas.

4 – Conhecer o Negócio

Você não saberá qual a melhor maneira de utilizar a tecnologia se não conhecer o negócio da empresa onde trabalha e onde se aplica, precisa  conhecer e entender as dificuldades que a empresa está tentando resolver.

Para ser bem sucedido deve construir primeiramente  um business case que convença os demais da cadeia ao recomendar um investimento.

5 – Influenciando Pessoas

Para liderar é necessário  adotar uma estratégia onde as pessoas adotam suas visões, alinhando pessoas, departamentos e fornecedores em torno de um objetivo comum.

6 – Incentivar Talentos

O Cio deve ter a capacidade de reconhecer talentos , manter bons funcionários, afinal por mais preparado que o Cio esteja não conseguirá dominar tudo sobre o assunto Tecnologia.

Por fim, seja solucionador de problemas, mantenha a curiosidade permanente e amplie sempre os conhecimentos de gestão  e projetos.

Acredite em você, invista em você, se acreditar que pode, ninguém será melhor que você.