Há diversas variantes que podem fazer com que um projeto de TI não seja implementado corretamente ou não venha a ser bem-sucedido. Se ele não atinge as expectativas originais, ou se acaba prematuramente, é natural pensarmos nele como um fracasso.

Como fazer para atenuar as possibilidades de que isso ocorra? A melhor ideia certamente está em identificar quais são os motivos pelos quais um projeto de TI venha a falhar.

Que tal ver uma lista com as 5 principais causas que podem levar ao fracasso um projeto de TI? Leia o post, reflita a respeito e evite que isso ocorra em sua empresa.

Liderança sem experiência

Todo projeto bem sucedido começa com um bom líder. É claro, dificilmente alguém se torna capaz de conquistar sozinho o sucesso. Mas a liderança tem papel fundamental para atingir esse objetivo.

Ter uma liderança inexperiente é um problema comum entre os projetos de TI, e pode se mostrar um erro fatal para aqueles envolvidos.

Se o líder do projeto não tem muita experiência com as situações vislumbradas, o ideal é que ele estude profundamente — tanto as informações relativas ao projeto, quanto aquelas relativas a liderar um grupo. Apenas assim ele poderá compensar a sua falta de experiência na área, sem sacrificar a qualidade da proposta.

Excesso de otimismo

Ninguém começa um novo projeto pensando em seu fracasso. Mas é importante manter as suas expectativas dentro da realidade do cenário observado. Esperar demais de um projeto de TI, que não tem como atingir os objetivos traçados, é um desacerto mais comum do que se imagina.

Para impedir que isso ocorra, é necessário fazer um planejamento detalhado da sua ideia.

Além disso, faça um exame realista das condições do mercado em que entrará, e também das condições econômicas de seus clientes. A partir daí, será possível estipular os objetivos precisos para serem alcançados pelo seu programa.

Falta de monitoramento

Graças à tecnologia, a área de TI vem ganhando cada vez mais importância dentro de uma empresa. Por isso, um projeto de TI precisa ser monitorado constantemente e despontar um serviço de excelente qualidade.

Mesmo depois de implementado, é imperativo manter um controle sobre o passo a passo de seu serviço, de sorte a averiguar a quantas anda o processo de desenvolvimento.

Neste sentido, hoje em dia vale a pena explorar os diferentes hardwares e sistemas que podem auxiliá-lo no assunto. Aqueles aplicativos ou sistemas fazem uma coleta e a análise inteligente das informações, economizando tempo e dinheiro da empresa.

Além de registrar e gerir aqueles dados, o bom monitoramento também consegue identificar erros futuros do sistema.

Falta de investimento em uma consultoria de TI

A consultoria de TI é uma das grandes aliadas para que este setor de uma empresa funcione corretamente. Profissionais especializados na área e que estejam disponíveis para solucionar bem os eventuais problemas que apareçam são essenciais na hora de implantar corretamente um projeto de TI.

Por pensar que este serviço custa muito, ou que não traz um bom custo-benefício para a empresa, muitos empreendedores negligenciam a consultoria especializada em TI dentro do seu investimento, o que se mostra um erro perigoso para seu bom funcionamento. Por isso, uma dica importante nestas circunstâncias é buscar equipes especializadas e com confiável notoriedade para amparar as tarefas de TI da sua empresa.

Ausência ou insuficiência de recursos para investir

A escassez de recursos é um problema recorrente em qualquer negócio. Contudo, pode ser algo especialmente danoso para projetos de TI. Para evitar que isso aconteça, apenas um planejamento detalhado de seus ganhos e gastos, além de um cronograma especificando a porcentagem de cada investimento em determinada área deve ser feito.

Muitas vezes, projetos de TI acabam não dando certo ou atingindo o que se espera deles. Mas vale a pena dizer que algumas medidas podem ser tomadas para diminuir as chances que isso aconteça. Se você tem interesse no assunto, leia aqui mais sobre como contratar uma consultoria de TI de alto nível!