Fazendo entrevistas para uma vaga aqui na Komputer, pedi que fosse feita uma auto avaliação, as candidatas me disseram que achavam difícel falar sobre o desenvolvimento do próprio trabalho, isso me colocou a pensar:

As empresas não incentivam os funcionários a fazerem  a auto avaliação, saiba que é muito útil para ajudar a você brilhar e melhorar  seu desempenho na carreira, no entanto, há empresas que levam  muito a sério, estimulando o exercício entre os funcionários, assim passarão a avaliar além de si seus resultados, ajudando o gestor entender se  a equipe tem conhecimento exato do desempenho.

Pesquisei algumas dicas, fiz um apanhado do que acredito ser mais importante para fazer uma auto avaliação de desempenho e estou compartilhando com você:

1 – Plano de Carreira

Não é apenas seu trabalho que deve ser focado na auto avaliação, deve também ter base no seu plano de carreira em longo prazo, este é um momento para você pensar em como anda sua carreira, não apenas as funções que exerce.

2 – Diálogos Abertos

As empresas ao adotarem a auto avaliação devem elencar para os funcionários o valor e as razões para que seja feita, aproveite este recurso para construir seu valor, mostre o quanto contribuiu, assim você poderá ter com seu gestor canal aberto para discutir:

 

  1. Maiores prioridades para seu departamento e sua equipe
  2. Saberá se está no caminho certo
  3. Terá conhecimento do foco desejado
  4. Terá direcionamento para saber onde dedicar mais tempo e energia
  5. Poderá obter mais ajuda para melhor a qualidade do trabalho

 

3 – Saiba como será utilizada sua Auto Avaliação

Pergunte para seu superior como a empresa utilizará sua Auto Avaliação, se terá bônus ou promoções, assim saberá o quanto esforço será necessário.

4 – Pergunte a si mesmo

  • Durante este último ano o que eu poderia ter feito melhor?
  • Quais são os meus pontos fortes?
  • Como melhorar minhas dificuldades?
  • No próximo ano quais iniciativas devo tomar para dar uma contribuição maior?

5 – Ser Positivo

Você deve elaborar sua Auto Avaliação com 90% de questionamento e 10% de comentários positivos, nestes 10% explique seu plano, mostre como pretende crescer e desenvolver suas habilidades para a área especifica.

6 – Suas Deficiências

Seja equilibrado, olhe para os departamentos e sempre mostre com sua linguagem de desenvolvimento como poderia melhorar.

7 – Sua Capacitação

Com a área que gostaria de aprimorar definida, desenhe seu plano de como atingir seus objetivos, aproveite e sugira os treinamentos que podem auxiliá-lo na melhoria da sua capacitação.

8 – Suas Realizações

Aproveite esta oportunidade para mostrar para seu chefe todas as contribuições que deu, mostre suas conquistas sem esquecer-se de mostrar como conseguiu alcança-las.

9 – Pontos de vistas Diferentes

Caso tenha disparidade entre a Auto Avalição e a Análise de seu Desempenho feito pelo gestor é hora de uma conversa para reposicionar as expectativas de ambos.

Trabalhei em uma empresa onde isso era levado muito a sério, com Auto Avaliação e Revisões Periódicas, foi excelente experiência, hoje mesmo que na empresa onde esteja atuando não tenha este perfil, elaboro e trabalho a auto avalição, assim tenho direcionamento, estabeleço metas pessoais e aprimoro minhas habilidades, descubro minhas fraquezas, conheço meu potencial e vejo mais claramente o que preciso melhorar, onde me empenhar e com o que me comprometer mais.

Faça você também, depois me conte!!!