A gestão de dados é uma prática que tem despertado muito interesse nas empresas brasileiras nos últimos tempos. Assim, é natural que surjam muitas dúvidas sobre o assunto.

Pensando nisso, este artigo veio esclarecer 5 questões básicas sobre o uso e adoção da gestão de dados no dia a dia das instituições.

1. Gestão de dados ou gestão de informação?

Esta prática de gestão visa garantir a segurança dos dados da empresa ― por meio de profissionais, processos, metodologias e ferramentas ― para que esses arquivos sejam convertidos em sabedoria empresarial.

Os dados são a matéria-prima de uma cadeia (dado – informação – conhecimento – sabedoria), sendo que, somente depois de organizados, eles podem ser convertidos em informação. Ou seja, toda empresa deseja transformar os dados em informação, para usá-la como conhecimento, de forma a tomar decisões com sabedoria.

Por isso, o termo correto é gestão de dados, uma vez que se trata da primeira parte da cadeia, sem a qual não é possível concluir o resto do processo.

2. Gestão de dados é novidade?

Não, de modo algum. Essa prática, anteriormente, costumava ser atribuída à administração de dados (AD), mas reformulações conceituais acabaram, de certa forma, distanciando as duas metodologias, e a AD tornou-se obsoleta.

No entanto, há muitos anos que as empresas perceberam a necessidade de gerenciar seus dados de forma a transformar a cadeia citada acima num processo real e prático, que permita a evolução da instituição.

3. O que se deve ter em mente ao fazer gestão de dados?

De modo breve e geral, a gestão de dados prima pela colaboração. Dados que ficam armazenados, inertes, sem que se sistematize o acesso a eles, não fazem a diferença. Portanto, para que uma gestão de dados seja eficiente, deve-se ter em mente os seguintes paradigmas:

  • Dados são ativos importantes, mas não são os únicos. Pessoas e recursos financeiros também estão nessa lista.

  • A gestão de dados não é uma tarefa da TI. Ela é, na verdade, um processo que envolve a instituição como um todo, e todos os setores devem ter a sua gestão.

  • A gestão precisa estar em sintonia com os avanços tecnológicos e com as transformações do mercado, de forma a proporcionar informação relevante por meio dos dados.

  • O valor que uma empresa ganha com dados só é gerado após a utilização destes, de forma consistente, nas áreas do negócio.

4. Usar com a nuvem é seguro?

Sim. Os sistemas de armazenamento em nuvem permitem que os dados sejam acessados em qualquer dispositivo que possa ser conectado ao servidor pela internet, e isso pode passar uma sensação de insegurança.

Mas, na verdade, os dados armazenados em nuvem estão mais seguros do que os que ficam no HD de algum computador da empresa. Os serviços de armazenamento em nuvem oferecem backups automáticos, que garantem a segurança dos dados contra perdas e utilizam formas avançadas de proteção contra invasões, além de permitir que o gerente conceda acesso somente a quem achar pertinente.

Claro que, independentemente do objetivo do armazenamento, é muito importante contar com profissionais capacitados, que possam oferecer o suporte necessário para evitar problemas gerados por humanos.

5. É mesmo importante investir na gestão de dados?

Por falta de conhecimento, algumas pessoas podem afirmar que essa é uma moda passageira. No entanto, elas esquecem que a gestão de dados não propõe nenhuma novidade.

A preocupação em transformar os dados em informação útil existe há muito mais tempo do que se possa imaginar. E as responsabilidades desta área já são aplicadas há mais de duas décadas, porém somente agora tudo isso se tornou uma prática estruturada e com objetivos bem definidos.

Por meio de uma correta gestão de dados, a instituição pode eliminar o tempo perdido na busca e organização de informações redundantes ou conflitantes, aumentando a produtividade e tornando os seus processos internos mais ágeis.

Essas são algumas das questões mais populares sobre gestão de dados. Para implementar uma gestão eficiente na sua empresa, é importante contar com soluções tecnológicas que vão facilitar a gerência dos dados.

Então, fale conosco para conhecer nossos serviços e especialidades. Com certeza vamos poder ajudar!