Os responsáveis pela gestão de TI em uma empresa devem estar preparados para adaptar as principais tendências do mercado ao seu setor. Conhecendo as últimas novidades em tecnologia e as metologias que estão sendo adotadas em outras companhias, o especialista em tecnologia pode identificar as áreas que podem ser melhoradas por meio de investimentos estratégicos e rotinas mais eficazes.

Se você quer conhecer as principais tendências em TI para 2017, veja a nossa lista abaixo!

Certificações profissionais e de qualidade

As certificações estão entre as melhores formas de atestar a qualidade do trabalho de um setor e o conhecimento de profissionais. Possuir um setor de TI com qualidade garantida é um fator estratégico, que influenciará na forma como outros profissionais enxergam as atividades da empresa e as metodologias empregadas.

A certificação profissional de TI pode ser obtida por meio de uma prova de conhecimento em uma empresa especializada. Caso o profissional seja aprovado, ele receberá um certificado atestando o seu domínio em uma área operacional (como gestão de TI, segurança digital ou uma tecnologia específica). Por outro lado, os certificados de qualidade atestam que um setor utiliza rotinas operacionais com alto padrão de qualidade, alinhadas com os padrões do mercado.

Consultoria de TI

A melhora do setor de TI de um negócio é uma preocupação constante de várias empresas. Para atingir esse objetivo, uma das estratégias é a contratação de um serviço de consultoria. Dessa forma, a empresa poderá avaliar os seus processos internos e implementar uma série de medidas que tornarão os padrões de operação do setor de TI mais modernos e precisos.

Uma consultoria de TI eficaz vai rastrear gargalos operacionais e avaliar todos os pontos da política de gestão do negócio, além da qualidade da infraestrutura do empreendimento. Com as informações levantadas, o consultor poderá definir uma estratégia de melhoria contínua das políticas de gestão do negócio, com novos padrões operacionais, métricas de desempenho e indicadores de performance.

Big Data

A análise de dados é uma rotina estratégica para vários empreendimentos. Por meio dela, analistas de mercado conseguem prever tendências, encontrar problemas e avaliar a recepção de um produto no mercado. E em um cenário em que o número de informações disponíveis para análise cresce em grande velocidade, possuir as tecnologias certas é fundamental.

Nesse sentido, o Big Data é uma das principais tendências do mercado. Com o auxílio da nuvem, softwares que trabalham com essa tecnologia podem processar registros de várias fontes, classificando com agilidade padrões de consumo e tendências do mercado. Aplicado ao ambiente corporativo, essa tecnologia também pode ser utilizada para avaliar o funcionamento de dispositivos e rastrear vulnerabilidades.

Outsourcing em TI

Possuir rotinas flexíveis é a chave para ter uma rotina operacional de sucesso. Nesse sentido, o outsourcing em TI dá mais capacidade para o setor atender a demandas de usuários e criar um fluxo de trabalho eficaz e com custo reduzido.

Ao terceirizar parte das rotinas do setor, gestores conseguem direcionar o seu foco em atividades e projetos prioritários. Já os custos com profissionais serão mais precisos, uma vez que a empresa poderá redimensionar a sua capacidade operacional de acordo com a sua demanda. Assim, o setor de TI pode atuar com maior performance e qualidade.

Além do outsourcing em TI, a empresa pode adotar uma série de estratégias para reduzir os seus custos com tecnologia. Saiba mais no nosso post com sete dicas para economizar com a sua infraestrutura de TI!