glog1

Falamos no nosso ultimo artigo do grande número de vagas na área de TI, da disputa do pessoal de RH em atrair o profissional para serem os escolhidos,  tudo verdade, falamos também sobre as habilidades desejadas nos candidatos,  tudo dito, porém faltou falar da cerejinha do bolo para fechar o processo, com isso  a palavra de hoje é Certificação, o passaporte para melhores oportunidades profissionais.

O mercado cada vez mais valoriza profissionais certificados, se tornou fator decisivo de sucesso na carreira de TI, ela comprova a capacidade de planejar, administrar, resolver problemas e desenvolver em determinada ferramenta com o máximo de eficiência e menor custo.

Muitas empresas hoje buscam pelo profissional certificado, não que a graduação não seja importante, afinal ela  insere o aluno no ambiente da tecnologia,  mas não o deixa capacitado para o mercado, hoje temos muitos exemplos de profissionais de TI não graduado que alcançaram o sucesso.

Nas empresas com plano de carreira, o nível salarial e de promoções,  são na maioria das vezes as certificações que determinam qual profissional será alocado na oportunidade, para empresa além da mão de obra especializada tem também seu perfil engrandecido.

Hoje as certificações mais procuradas no mercado são de Oracle, Microsoft, Novell e Cisco, pelos dois lados da moeda, ou seja, tanto pelas empresas que contratam, quanto pelos profissionais que se reciclam, principalmente se além da certificação completar seu perfil com cursos para desenvolver suas habilidades pessoais.

A certificação não irá definir quem é o melhor ou pior no departamento, na empresa, no mercado, mas irá sim mostrar bem às claras quem está definitivamente investindo  na carreira, preocupado em estar atualizado, fator relevante e decisivo para conquistar ou  se manter em alta no  mercado de trabalho.

Para Clayton Feitosa, Analista de Redes de Seguranças da Tivit, a conquista do certificado CCNA da Cisco, conferiu a ele a base do conhecimento para atuar na área de rede e segurança, “Foi através do certificação que consegui crescer no mercado de trabalho, passei a ter melhores oportunidades” disse Clayton, ressaltando que está se preparando para certificação Novell.

Não quero com tudo dizer, debandem das faculdades e corram para os cursos preparatórios de certificações, mas quero que fique a dica da velha frase “saber nunca é demais”, sendo assim, invista em você, amplie seus conhecimentos, podem levar tudo de nós, menos aquilo que aprendemos, isso verdadeiramente nos pertence, criam raízes que precisam ser alimentadas no cotidiano com informações e novidades, e a colheita de cada ciclo estará garantida.