A atual crise financeira é implacável. Com uma demanda menor de serviços, muitas empresas procuram reduzir seus custos, inclusive com pessoal. Nesse cenário, apenas o colaborador mais produtivo consegue escapar da teia do desemprego. A ferramenta para alcançar esse nível de produtividade é simples e, para o profissional de TI, ela tem um nome: atualização.

No post de hoje, falaremos sobre a importância de se manter competitivo no mercado como profissional de TI. Acompanhe!

Entenda a importância da atualização

Se em todas áreas do conhecimento, manter-se atualizado é fundamental, na área de tecnologia da informação esse é um requisito indispensável. O avanço tecnológico acontece literalmente a cada minuto, e ficar para trás significa perder velocidade e eficiência.

Novos serviços, novos sistemas, novas linguagens de programação e até mesmo novas empresas — novidade é o que não falta nesse setor.

A rapidez com que dispositivos, códigos, linguagens e atualizações se tornam obsoletas exigem que o profissional de TI que pretende se destacar realmente aprenda dia a dia, mantendo-se completamente atualizado quanto às tendências.

Então, se você entendeu a importância de não se permitir cair na zona de conforto, é hora de saber como você pode realmente se manter atualizado e informado sobre as principais tendências de sua área.

Acompanhe notícias do setor

São essas notícias que darão a você uma visão geral dos avanços tecnológicos. Afinal, nem tudo pertence à sua área específica de atuação, mas é bom estar informado sobre o que vem acontecendo no mercado como um todo.

Como exemplo, pensemos em um desenvolvedor web, por exemplo, que não participou da criação das telas que vemos nos nossos dispositivos smart. No entanto, ele teve que adaptar seu trabalho para torná-lo mobile friendly.

Portanto, as descobertas tecnológicas de uma área hoje possivelmente causarão repercussões em outros segmentos. Mantenha-se antenado!

Para isso, não é preciso ficar lendo revistas e jornais nem vasculhando a internet. Configurar seus dispositivos para receber notícias relacionadas aos alertas que você determinar pode ser uma opção bastante prática de manter-se atualizado. Seguir blogs que servem como referência no setor também é uma ótima prática.

Participe de conferências, seminários e cursos

Embora as notícias possam mostrar a você o que está acontecendo, são os cursos e eventos que vão prepará-lo para aplicar isso na prática, agregando um diferencial ao seu serviço.

Mas para aprender, não basta ler livros? Embora eles sejam uma ótima fonte de conhecimento, convenhamos que o tempo entre a produção de uma obra e sua publicação é suficiente para deixá-lo bastante desatualizado quando se trata de TI.

Além de concentrarem o conhecimento mais importante da área e mostrarem sua aplicação, os cursos agregam um diferencial para o currículo que nenhum livro é capaz de proporcionar.

Então, não perca a oportunidade de participar desses eventos. Além de aprender, você terá a oportunidade de ampliar seu network.

Busque certificações

Em termos de diferenciais para o currículo, poucas são tão poderosas quanto as certificações.

Ao investir seu tempo e recursos na obtenção de uma certificação, o colaborador mostra que está realmente apto a realizar um projeto com qualidade máxima. O alto nível de exigência desses exames é reconhecido no meio, e o profissional de TI que possui esse diferencial é altamente valorizado pela empresa.

Esse tipo de certificação abre portas para contratos que não seriam obtidos sem requisito, tornando o profissional de TI disputado pelo mercado e imprescindível para a organização em que trabalha.

Entendeu como é importante se atualizar como profissional de TI para manter-se produtivo e indispensável para a empresa? Quer aprender mais sobre o assunto? Então não perca a oportunidade de saber qual é a importância de um certificado em tempos de crise! Corra em nosso blog e confira! ​