Para proteger os dados da empresa, você pode precisar de computação em nuvem. Na verdade, essa tecnologia já deveria ter sido implementada em cada escritório existente, já que é cheia de benefícios que turbinam muito o desempenho de qualquer time.

Esse é um mercado que está em constante crescimento, tanto que deve movimentar US$ 1,1 bilhão somente em 2017 (sendo que, no fim de 2013, esse valor era de cerca de 328,8 milhões).

Você ainda duvida do armazenamento em nuvem e seu potencial? Então continue lendo e confira alguns benefícios que separamos para mostrar como essa tecnologia é barata, flexível e segura.

Redução de Custos

Em tempos mais difíceis que os atuais, para guardar informações, toda empresa deveria investir um valor considerável na implementação de data centers e em licenças para otimização de processos.

Felizmente, hoje em dia, a história já é outra. Graças ao Cloud Computing, todo o dinheiro que antes era gasto nessas ferramentas e estruturas pode ser investido em outras áreas, já que na nuvem os gastos são variáveis. Também é válido ressaltar que as licenças não são mais necessárias, pois o próprio servidor da nuvem é o responsável por elas.

Segurança

Não importa se são documentos em texto, imagens ou vídeos, todos os arquivos salvos na nuvem estarão protegidos ― em casos de roubo, problemas de funcionamento, picos de energia, queima de equipamento e outras falhas ― sem qualquer prejuízo.

Acesso remoto

Hoje em dia, já não é mais necessário sair de casa para trabalhar. Além disso, existem muitos funcionários que passam longos períodos distantes de sua empresa, equipes com pessoas de diferentes localidades e até mesmo o famoso trabalho Home Office, como citado anteriormente.

Devido a esses fatores, uma computação em nuvem facilita o trabalho graças à possibilidade de acesso remoto. Apenas um dispositivo com acesso à internet é o necessário para usufruir dessa tecnologia.

Pensando dessa maneira, um integrante do time que esteja longe do escritório pode acessar qualquer informação de sua responsabilidade, independente do quão longe ele esteja.

Trabalho em equipe mais flexível e fluido

Uma equipe que trabalha com Cloud Computing não precisa de armazenadores externos e nem de máquinas específicas, já que todas as informações podem ser acessadas por qualquer membro do time.

Com o armazenamento em nuvem, é possível fazer ajustes, efetuar correções e compartilhar informações com todos de uma forma bem mais ágil.

Guardar os dados da empresa na nuvem é sustentável

É inegável o fato de que a nuvem é uma grande aliada do meio ambiente. Isso acontece devido à ausência do uso de energia por diversas máquinas, refrigeração, espaço e liberação de dióxido de carbono. Além disso, já que todos os dados estão salvos na rede, não são necessárias a utilização de várias impressões em papel.

Os dados da empresa devem ser muito bem guardados, por isso a computação em nuvem é uma ótima opção pelos motivos que vimos ao longo do artigo.

Além disso, também é de extrema importância para qualquer negócio monitorar a área de TI. Então, acesse agora nosso artigo e saiba como fazer monitoramento de TI!