O monitoramento de TI se torna cada dia mais essencial para a continuidade do negócio. Independente do tamanho da empresa, os recursos tecnológicos ocupam um espaço crescente e importante para o sucesso de qualquer empreendimento.

Tão importante como ter a tecnologia a nosso favor, facilitando todos os processos envolvidos no dia a dia de uma organização, é ter também essa mesma tecnologia sendo monitorada, para que não venha, de uma hora para a outra, passar de parceira a vilã.
Os problemas de um ambiente sem monitoramento de TI

A implantação do ambiente de TI não termina quando ele é colocado em operação — quando toda a estrutura está ligada, servidores funcionando, rede disponível, além dos recursos de impressão e comunicação em pleno funcionamento.

O processo de monitoramento é contínuo e necessário para que seja possível antecipar-se a quaisquer eventualidades capazes de comprometer o negócio.

O custo para se restaurar um ambiente de TI que ficou indisponível é comprovadamente muito mais caro que aquele envolvido no processo de monitoramento. E, como sabemos, todo custo impacta no crescimento e sucesso do negócio. Há vários riscos em um ambiente não monitorado.
Incerteza na identificação do problema

Sem monitorar nossos servidores, não há como saber onde está o problema e é, portanto, muito difícil isolá-lo. Um sistema que repentinamente se torna indisponível ou lento, pode estar apresentando problemas de:

Rede;

Banco de dados;

Servidores de aplicação;

Uso inadequado da banda de Internet e muitos outros.

Alocação inadequada de recursos para identificar e resolver o problema

Quando não se sabe a fonte do problema, geralmente são alocados profissionais de diversas áreas para ajudar. Por exemplo:

Administrador da rede;

Administrador do banco de dados;

Analista de sistemas;

Responsável pela infraestrutura de armazenamento de discos.

Perda da confiança do cliente

Se tomarmos como exemplo um e-commerce que apresenta indisponibilidade no site constantemente, a tendência de que haja uma diminuição nas vendas é grande. Isso porque a confiabilidade da estrutura de TI influencia diretamente na confiabilidade da própria empresa.
Os benefícios do monitoramento de TI

Em um ambiente monitorado, os efeitos são inversamente proporcionais aos exemplos acima; um tempo de resposta bem mais rápido e ações preventivas garantem uma disponibilidade maior, além de investimento estratégico, baseado no que realmente apresenta necessidade. Só para citar alguns exemplos:

Ação pontual em cima do problema: Em um ambiente monitorado, rapidamente identifica-se a origem do problema e é possível agir de forma mais eficiente e eficaz.

Alocação de recursos menor: Apenas o profissional certo será acionado. Se o problema for o espaço em disco no banco de dados por um crescimento exagerado do log, o administrador de banco de dados pode agir imediatamente para sanar o problema. Caso seja identificado que o problema é no proxy, é preciso que somente o analista específico para essa questão atue e assim por diante.

Identificação e antecipação de falha de hardware: Storages dispõem de monitoramento sobre o estado de seus discos, emitindo alerta para sua substituição. O sistema de redundância RAID pode garantir o espelhamento e replicação de dados, de forma que o disco seja substituído sem maiores prejuízos.

Confiabilidade: Um sistema monitorado garante uma disponibilidade maior do negócio, o que gera maior confiabilidade ao cliente.

Mantenha-se atualizado sobre o monitoramento de TI

Finalizando, é sempre importante se atualizar sobre tendências e tecnologias que auxiliam no monitoramento de TI. Consultorias, cursos e Especializações em TI sempre auxiliam muito no uso das melhores práticas e na obtenção de resultados de excelência.

A Komputer é uma empresa de serviço de consultoria e implantação de solução de monitoramento. Entre em contato para mais informações sobre os serviços que podem auxiliar com as melhores soluções para seu negócio.