A sua gestão está sofrendo dificuldades para acompanhar KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores de desempenho), extrair o melhor desempenho das equipes e tomar decisões mais precisas? Isso é um indício de que está na hora de usar dashboard!

Dashboards são painéis que praticamente substituem as famosas planilhas do Excel para análise de resultados, além de oferecerem recursos de automatização, controle dos processos, acompanhamento dos indicadores e muito mais.

Ficou curioso em saber mais sobre esse tipo de plataforma? Neste artigo, apresentaremos 6 razões para a sua gestão finalmente implementar o dashboard. Confira!

1. Auxílio na tomada de decisões

Tomar decisão implica resolver, determinando a melhor solução para alcançar o objetivo proposto (Préve, Moritz & Pereira, 2010). Deste modo, o papel do tomador de decisão é capaz de ampliar as consequências de um erro — por mais simples que ele seja.

Para determinar a melhor solução para cada caso, cabe ao líder munir-se do maior número possível de dados, por meio do mapeamento de relacionamento e também de processos, para assim tomar a decisão analiticamente.

Com vista na coleta de informações, o dashboard facilita o procedimento a partir da sua capacidade de armazenar dados em um ambiente seguro, onde os mesmos são atualizados em tempo real e podem ser acessados de qualquer local ou dispositivo conectado à internet.

2. Praticidade no acompanhamento de KPIs

No tópico anterior, vimos que um grande número de dados expressivos podem ser guardados no dashboard, o que nos leva a um outro recurso muito interessante que pode ser aplicado: a integração de indicadores-chave de desempenho (KPI).

Ou seja, pode-se configurar indicadores pelo próprio painel, que exibirá simultaneamente as informações convenientes para determinada situação.

3. Geração de relatórios analíticos

Em vez de gastar tempo reunindo planilhas e formulários para concentrar todas as informações das quais necessita, basta acessá-las instantaneamente a partir das ferramentas para geração de relatórios analíticos.

Ao integrar o dashboard ao sistema ERP, por exemplo, todas as ações dos colaboradores, andamento de processos e progresso de metas são registrados e disponibilizados no painel em forma de relatórios e gráficos para que, antes de agir, o tomador de decisão analise todos os detalhes e tenha ciência do que há de mais pertinente.

4. Rápido acesso e visualização de dados

No que diz respeito à acessibilidade, o dashboard funciona como uma interface entre o usuário e o banco de dados. Isto é: o grande volume de dados estará armazenado em um servidor de alta capacidade e o dashboard promoverá o acesso.

Esta funcionalidade permite que o conteúdo de seu interesse seja acessado rapidamente com a aplicação de filtros e a seleção do modo como ele — o conteúdo — será exibido (gráfico, relatório, tabela etc.).

5. Apresentações com recursos gráficos

Os recursos gráficos são um excelente meio para facilitar a análise de informações, visto que a compreensão delas pode ser dificultada caso sejam mensuradas em uma tabela ou um extenso relatório.

Com as opções de exibição que o dashboard oferece, as mesmas informações podem ser demonstradas por meio de gráficos interativos e coloridos. Isso pode colaborar, inclusive, para a qualidade da apresentação de informações em uma eventual reunião.

6. Otimização na comunicação entre equipes e departamentos

Todas as informações são centralizadas em um único ambiente para todos os departamentos da empresa, fazendo com que os dados (atualizados em tempo real) possam ser obtidos, analisados e compartilhados rapidamente.

Um dos maiores benefícios disso tudo é que nenhum risco passa despercebidamente, além do fato de que nenhuma decisão será tomada com base em equívocos ou panoramas irreais (informações desatualizadas).

Entretanto, para contar efetivamente com todos os benefícios que um dashboard tem a oferecer, é fundamental que esse grande passo seja dado junto a serviços capazes de atender as suas necessidades.

A Komputer adota uma metodologia que permite aos seus clientes adquirirem uma solução customizada, resultando em economia, flexibilidade e interoperabilidade. Entre em contato e solicite o seu orçamento agora mesmo!