A ideia de que a área da Tecnologia da Informação não sofre tanto os impactos da crise econômica é bastante difundida. Porém, a dificuldade desse ramo é a falta de profissionais com alta performance e desempenho.

O número de pessoas interessadas pela formação ou especialização nessa área tem crescido muito, mas nem sempre os cursos são de boa qualidade. Por isso, é essencial realizar recrutamento e seleção adequados para encontrar os melhores profissionais da área.

Apresentaremos neste artigo 6 critérios importantes a serem analisados no recrutamento e seleção de um profissional de TI para sua empresa. Quer conhecê-los? Acompanhe!

1. Conhecimentos e qualificação na área

Um bom profissional de TI precisa ter uma boa formação na área, além de conhecimentos mais específicos do ramo de atuação. É importante verificar no momento da seleção em qual instituição o profissional é formado, além de conferir se ele possui certificação relacionada à área em que vai atuar na TI.

Além desses aspectos, é importante que o candidato apresente bons conhecimentos na língua inglesa e conhecimentos de comunicação empresarial. Tudo isso contribuirá para um melhor desempenho do profissional na empresa.

2. Trabalho em equipe

Outro aspecto a ser investigado no momento da seleção de um profissional de TI é sua habilidade para trabalhar em equipe. Essa é uma habilidade importante em diversos contextos, mas será fundamental para atuação no setor de TI.

Esse profissional precisa saber atuar tanto com a equipe do próprio setor como com equipes dos demais ramos da empresa. Desse modo, busque pesquisar durante o processo de seleção como o candidato lida ao trabalhar em equipe. Uma boa maneira de testar isso é fazendo dinâmicas de grupo, em que você pode analisar claramente as habilidades desse profissional dentro de um grupo.

3. Versatilidade e disponibilidade para inovar

Um bom profissional de Tecnologia de Informação precisa estar sempre atualizado e precisa ser versátil. Além disso, estar disposto a fazer inovações é muito importante nesse setor. Para analisar esse aspecto, busque fazer perguntas e testar situações e problemas nos quais o candidato precisa usar criatividade e capacidade de inovação. Desse modo, você poderá verificar se o candidato possui essas características e habilidades.

4. Empenho para novos aprendizados

É essencial que o profissional se mostre empenhado para sempre aprender mais e que não tenha um perfil que tende para a acomodação. Para isso, verifique no currículo do candidato seu histórico de trabalho e de formação acadêmica.

Desse modo, você verifica se aquele é um profissional que está sempre buscando novos conhecimentos e cursos de aprimoramento. Vale também perguntar durante a entrevista qual a expectativa do profissional em relação à sua qualificação profissional, seus planos para novos cursos, entre outros aspectos.

5. Habilidades comportamentais

Os profissionais de TI geralmente são julgados por suas habilidades técnicas. Porém, nos dias atuais não basta ser um bom técnico. É necessário também apresentar habilidades comportamentais que favoreçam seu bom desempenho no ambiente corporativo.

Dentre elas está a comunicação assertiva, a facilidade de adaptação e a habilidade de trabalhar em equipe. Um profissional completo possui não apenas habilidades práticas, mas também comportamentais, que aparecem como um diferencial dos melhores candidatos.

6. Geração de conexões inteligentes e duradouras

É importante investigar também a capacidade dos candidatos de criar tecnologias que se adequem às necessidades do negócio. Não é suficiente ser um ótimo especialista se não for capaz de transformar toda a informação em ferramenta para as pessoas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços.

Para analisar esse critério, é importante utilizar a resolução de cases durante o processo de seleção, nos quais é possível verificar a posição do candidato diante de uma situação que envolve sua área de atuação.

Com base nesses critérios é possível identificar e selecionar os melhores profissionais de TI na hora do recrutamento e seleção da sua empresa. Não deixe de considerá-los durante o processo!

Além disso, que tal conferir neste artigo os motivos para contratar um suporte de TI?