Principalmente em tempos de economia instável, automatizar processos buscando otimizar o tempo de trabalho da equipe é a chave para se tornar mais competitivo e garantir sua fatia no mercado.

Para ajudar você a conquistar isso, listamos abaixo algumas dicas de como automatizar os processos no seu setor de TI e melhorar os resultados da empresa. Acompanhe!

1. Faça o mapeamento de processos do setor de TI

Um processo é um conjunto de tarefas organizadas sequencialmente com o objetivo de produzir determinado serviço ou produto. Para mantê-los estruturados e em perfeito funcionamento, é preciso haver um planejamento estratégico, que se inicia pelo mapeamento de todos os procedimentos envolvidos no setor.

Uma boa dica é fazer o mapeamento de trás para frente: quais são as entregas e quais são os passos tomados para chegar até elas? Só assim é possível ter uma visão geral do funcionamento da área. Visão essa que permitirá identificar quais processos são passíveis de automatização e quais não.

2. Identifique atividades repetitivas

Qualquer atividade que funcione seguindo uma lógica repetitiva pode ser automatizada. Geralmente, são essas tarefas as maiores responsáveis por drenar a produtividade da equipe, além de aumentar consideravelmente as chances de erros.

Portanto, com seu mapeamento em mãos, identifique quais atividades são recorrentes nos seus processos, a fim de determinar um plano de ação de como automatizá-las. Dessa maneira, é possível garantir uma execução mais confiável e um maior nível de qualidade.

3. Defina metodologias e fluxos de trabalho

Conhecer bem os processos do setor, com o objetivo de determinar metodologias eficientes de trabalho, é o primeiro passo para conquistar a modernização.

Já existem várias metodologias específicas TI que podem ser utilizadas por você. Uma das principais — e que mais traz benefícios — é a ITIL, Information Technology Infrastructure Library.

A ITIL é uma metodologia que reúne um conjunto de boas práticas em operação e manutenção dos serviços de TI de uma empresa. Esse modelo tem o objetivo de promover uma gestão de Tecnologia da Informação direcionada e melhorar a eficiência das entregas do setor.

4. Aposte em novas tecnologias

O futuro do setor de TI é deixar de ser apenas um suporte para as demais áreas, para efetivamente se tornar parte das rotinas e processos, trazendo soluções inovadoras para a empresa. E parte desse papel envolve apostar em novas tecnologias.

A computação em nuvem e a mobilidade, por exemplo, são tendências que já vêm se consolidando há alguns anos. Elas ajudam a otimizar os processos de TI, uma vez que facilitam o acesso aos dados e a integração da rotina de trabalho da equipe.

5. Avalie os processos regularmente

Feito tudo isso, um bom gestor deve estar sempre atento ao funcionamento do seu setor de TI. Com o desenvolvimento de tecnologias se acelerando em ritmo exponencial, é preciso revisar de tempos em tempos os processos da área como um todo.

O crescimento do uso dos sistemas de Tecnologia da Informação por todas as áreas de uma empresa trouxe consigo uma demanda por boas práticas de gestão no setor de TI, que se preocupe com a otimização contínua dos processos.

E você, está pronto para automatizar seus processos? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!