Você sabe o que é NOC? Esse é um termo que vem ganhando bastante destaque no setor de TI, mas poucas pessoas sabem da sua importância e funcionalidade.

Por meio da sua implementação, é possível ter maior controle sobre os recursos de TI e garantir um melhor aproveitamento deles e de sua equipe.

Então, preparamos para você um artigo explicando o que é NOC e como implementá-lo com eficiência no seu negócio. Acompanhe!

O que é NOC?

Essa sigla em inglês é a abreviação de Network Operation Center, que significa Centro de Operações de Rede, em português. Sendo assim, o NOC nada mais é do que o local onde é feito o monitoramento e gestão dos eventos de TI.

Uma equipe especializada trabalha com softwares específicos e deve monitorar os alertas gerados pelos ativos de TI (computadores, gateways, roteadores etc.). Dessa forma, ter um NOC é muito importante para manter o setor estável e sob controle.

Mas, não acaba por aí. Através do NOC também é possível executar scripts de estabilização de incidentes imediatamente. Além disso, neste centro também são gerados relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos e informações para as equipes de suporte.

5 dicas para implementar NOC na sua empresa

Agora que você conhece o termo e seus benefícios, já deve estar interessado em implementá-lo no seu negócio, não é? Por isso, listamos abaixo 5 dicas para implementar o NOC no seu ambiente de trabalho.

1. Facilite a comunicação e integração

A equipe responsável pela área deve possuir recursos que facilitem a comunicação com o restante da empresa. Dentro deste setor, algumas reuniões de follow-up, planejamento e atividades que integrem e aumentem a colaboração entre as equipes devem ser realizadas.

De modo geral, o NOC trabalha com o objetivo de melhorar a eficácia das telecomunicações.

2. Tenha um sistema de alertas

Um NOC deve funcionar 24 horas, 7 dias por semana. Sendo assim, é necessária a utilização de um sistema de alertas visuais ou sonoros, que serão enviados toda vez que ocorrer algum problema.

O aviso pode ser por meio do computador (durante o expediente) ou por um e-mail em horários fora do trabalho.

3. Possua uma equipe do NOC

Para o setor funcionar de maneira eficaz, é necessário que existam, no mínimo, duas funções: Coordenador de Infraestrutura e Técnico de Infraestrutura.

O coordenador gerencia e distribui as tarefas para os técnicos, que devem direcionar e orientar a solução de problemas e tomar decisões para melhorar a produtividade no setor.

4. Capacite a equipe

Um funcionário que sabe o que faz é essencial em qualquer setor de uma empresa, independentemente do cargo dele. Dessa forma, para integrar o NOC, o colaborador deve ser capacitado através de treinamentos adequados.

5. Trabalhe com gestão de riscos

Uma boa conduta no setor é se precaver de todos os problemas que podem acontecer. Sendo assim, a equipe deve se preparar para esses obstáculos e criar guias com soluções rápidas de antemão em casos mais simples. Em problemas mais sérios, a equipe terá que criar instruções e procedimentos de trabalho para agilizar o processo.

O setor de TI é capaz de apresentar diversas opções que podem confundir todo o sistema de uma empresa, e acabar sendo contraproducente. Por isso, faz parte da gestão de riscos avaliar a melhor maneira de implementar o modelo NOC, de forma que ele agregue melhorias para o dia a dia do seu negócio.

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