Redução de custos é um dos aspectos mais explorados pelas empresas atualmente. Com a crise financeira e a necessidade constante de aumentar os lucros, a solução em um cenário de poucos negócios é economizar nos recursos utilizados.

Neste ponto, a área de TI é privilegiada: como está inserida em um mercado que inova a cada dia, soluções surgem constantemente, favorecendo a economia de processos na organização. Um líder de TI antenado, portanto, deve conhecer o maior número de soluções possíveis para auxiliar a empresa na redução de custos desejada.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas formas de se realizar este trabalho, sem perder a qualidade e o foco no negócio. Acompanhe!

Cloud Computing

Já foi o tempo em que as empresas precisavam contar com servidores enormes, que ocupavam muito espaço e possuíam capacidade de operacionalização reduzida. Atualmente, o mercado disponibiliza soluções de Cloud Computing (Computação em Nuvem) para o armazenamento de dados, sem a necessidade de se manterem servidores físicos.

A economia, neste caso, é gigantesca. Não é necessário ter uma equipe só para cuidar dos servidores e o espaço ocupado por eles pode ser utilizado por outras áreas, mais ligadas ao negócio. Se não for o caso, só com a desocupação do espaço, a empresa já economizará com aluguel.

Além disso, o cloud computing possibilita mais eficiência, mais segurança contra fraudes e mais disponibilidade dos recursos de TI para serem usados pelos colaboradores.

Invista em outsourcing

O trabalho operacional ocupa grande parte da rotina dos colaboradores. Por isso mesmo, muitas empresas vêm investindo em outsourcing, que nada mais é do que a terceirização de serviços operacionais, necessários para a manutenção da empresa, mas descolados da estratégia organizacional.

O outsourcing possibilita que os colaboradores da organização estejam com foco 100% voltado para a realização de negócios, enquanto o trabalho operacional fica por conta da empresa contratada para realizar estes serviços.

Com isso, as soluções se tornam mais ágeis e assertivas. Também existe a possibilidade de troca do fornecedor, caso as atividades não estejam sendo exercidas conforme foi combinado inicialmente.

Treine os funcionários

Os funcionários da área de TI devem estar sempre em contato com o que há de mais moderno em soluções para a empresa. Por isso, eles precisam passar por treinamento e reciclagens constantemente.

Embora realizar tantos treinamentos pareça significar um alto custo, a verdade é que trata-se de um investimento com retorno garantido. Os colaboradores treinados, mais atualizados, tornam-se mais aptos a oferecer soluções tanto para a redução de custos quanto para a realização de negócios.

Reveja licenças de software

Os softwares adquiridos ao longo dos anos podem tornar-se obsoletos. Em muitos casos, as empresas mantêm licenças para programas que nem são mais utilizados. Uma revisão nesses contratos pode representar um corte de até 25% nos custos da área de TI, sem afetar em nada a geração de negócios.

Reavalie sistemas

Assim como os softwares, os sistemas utilizados pela empresa também podem precisar de revisão constante. Alguns deverão ser modernizados e outros descartados, dependendo do seu nível de utilização. Esta é uma atividade exclusiva da área de TI.

Viu só como a área de TI pode contribuir muito com a necessidade de corte de gastos na empresa? Comece já a fazer as revisões! Aproveite para aprender ainda mais sobre como a tecnologia da informação auxilia nos processos empresariais, acessando nosso conteúdo com 6 dicas de liderança em TI. Boa leitura!