Marcelo Sousa, 40 anos, Superintendente de Tecnologia,Sistemas e Processos.

1- Como é a relação do Banco Paulista com tecnologia? E especificamente com TI?

O Banco Paulista é um banco tradicional, porém especificamente na carteira de Empréstimos é um jovem, e como todo banco jovem, tem que estar focado em tecnologia e inovação, a tecnologia é sempre bem vista pelo banco, pois é considerada ferramenta de negócio.

2- Por que o Banco Paulista escolheu o Linux como seu servidor de correio eletrônico (e não um Unix ou Windows)?

Optamos pelo Linux, primeiro porque eu já havia passado pela experiência em outras empresas, segundo pelo custo e terceiro, exatamente para quebrarmos paradigmas.

3- Como você avalia o serviço prestado pela Komputer na implementação do servidor de correio eletrônico?

Foi muito objetiva, com inicio, meio e fim, tudo bem definido e cumprido.

4- Em relação ao suporte técnico como você avalia o atendimento prestado?

O atendimento é sempre prestativo, sempre seguido de um diagnóstico, avaliação e aplicação de correção, nunca ficamos sem o serviço por mais que 30 minutos. Um excelente SLA se você for analisar.

5- Até o momento, quais foram as vantagens técnicas e econômicas dessa solução (SUSE Linux + Correio eletrônico)? E as desvantagens?

As vantagens até o momento foram performance e estabilidade, o que para um ambiente corporativo é muito importante. Como desvantagens não há o que dizer, exceto pelo fato de alguns profissionais no mercado não terem intimidade ou até terem receio com relação ao Linux.

6- Quanto tempo demorou a implementação do Linux, incluindo o planejamento?

O projeto todo demorou 30 dias, sendo 20 deles por conta de hardware…10 dias para implementação total da solução, tanto servidor quanto estações.

7- Qual foi o investimento necessário?

De Hardware em torno de R$ 25.000,00 de Software + customizações em torno de R$ 15.000,00.

8- Mais algum comentário para acrescentar ao site?

Sim, como sempre digo, inovar é preciso, porém procure saber ao máximo sobre o que se pretende implementar e tente efetuar as implementações com projetos pontuais, não seja radical, radical nunca é bom em nada.