PAULO DE TARSO RODRIGUES, 49
GERENTE CORPORATIVO DE TI & TELECOM

1 – Como é a relação do Hotel Transamérica com tecnologia? E especificamente com TI?

Nenhuma empresa conseguiria sobreviver frente ao nível de exigências atuais dos clientes e mercado , sem o suporte direto da área de tecnologia e o seu emprego extensivo em todos os níveis da organização.

A Tecnologia da Informação está intimamente associada aos controles e aprimoramento contínuo dos processos de negócio, bem como constitui-se em peça fundamental para o desenvolvimento de novos produtos, através do provimento de ferramentas e sistemas seguros, adequados e confiáveis à todas as necessidades da organização e usuários.

2 – Por que o hotel Transamérica escolheu o Linux como seu servidor de correio eletrônico (e não um Unix ou Windows)?

Principalmente pelo menor custo de licenciamento, associado à grande estabilidade dos servidores SUSE e boa performance frente a um número elevado de usuários.

3 – Como você avalia o serviço prestado pela Komputer na implementação do servidor de correio eletrônico ?

A Komputer tem em seus quadros técnicos especializados em SUSE e em servidores de E-MAIL. Já utilizávamos os serviços na versão antiga de servidor POSTFIX com HORDE e recentemente implantamos o servidor E-GROUPWARE, através de um processo de transição completamente transparente para os usuários, o que confirma o conhecimento desses profissionais nessas ferramentas.

4 – Em relação ao suporte técnico como você avalia o atendimento prestado ?

Quando enfrentamos um problema, a velocidade de reação e a eficiência do prestador de serviços são os pontos mais importantes e a Komputer sempre que necessário nos atendeu prontamente e de forma eficiente.

5 – Até o momento, quais foram as vantagens técnicas e econômicas dessa solução (SUSE Linux + Correio eletrônico)? E as desvantagens?

As vantagens já foram comentadas e a maior desvantagem é a falta de integração do E-GROUPWARE com o aplicativo MICROSOFT OUTLOOK para tarefas de compartilhamento entre os usuários, sendo que para e-mail a integração é perfeita.

6 – Mais algum comentário para acrescentar ao site ?

Quando o assunto envolver SUSE e SERVIDORES DE E-MAIL, procurem ajuda profissional da Komputer.